Serviços de Informática

O Centro de Informática da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima tem como objectivo fundamental o desenvolvimento e manutenção das infraestruturas de informática e comunicações da ESAPL. O Centro de Informática tem a seu cargo a manutenção e o apoio de todo o parque informático da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Actividades como a Informática
Departamental, a gestão dos Sistemas Operativos, a gestão das Salas de Alunos, Claustros e Serviços são tarefas inerentes ao Centro de Informática:
Informática Departamental – Instalação de Sistemas Operativos e Aplicações, nas máquinas pessoais dos utilizadores e gestão e manutenção da rede interna de cada Serviço.
Sistemas Operativos – Gestão e manutenção dos sistemas operativos do tipo Servidor que passam pelos Servidores NT e Linux existentes no CIESAPL.
Salas de Alunos, Claustros e Serviços – Manutenção de PCs a correrem Windows XP e Windows 7 e o sistema Ncomputing.
Competências
O Centro de Informática da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (CIESAPL), tem como objecto o desenvolvimento e manutenção das infraestruturas de informática e comunicações da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pelo que desenvolve actividades e acções, cumprindo-lhe designadamente:
Proceder ao levantamento das necessidades da Escola em meios de informática e propor as soluções a adoptar para a satisfação dessas necessidades.
Instalar, manter e gerir, os meios de informática de acesso múltiplo existentes, e promover a sua acessibilidade aos diferentes sectores da Escola, por meio de uma rede estruturada.
Garantir o normal funcionamento da infraestrutura geral de comunicações da Escola.
Instalar e manter as redes locais dos diferentes Serviços da Escola que o solicitem.
Garantir a comunicação informática da Escola com o exterior.
Apoiar a manutenção dos Laboratórios de Ensino constituídos por computadores pessoais.Assegurar o desenvolvimento e operacionalidade dos serviços de informação com o objectivo de divulgar as actividades da Escola, em colaboração estreita com os diversos fornecedores de informação internos.Apoiar tecnicamente os utentes da Escola em questões informáticas e de comunicação.

 

Deixe uma resposta